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| Boletins -
Informativo CPA 2015 |
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Autoavaliação Institucional - 2015
Metodologia: Aplicação de questionário on-line sobre as 10 dimensões para alunos, professores, coordenadores e funcionários.
Data da Realização: Setembro a Novembro
Público Envolvido: Corpo discente, Corpo Técnico-Administrativo e Corpo Docente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
| INDICADORES AVALIADOS:
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| 2º |
O Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão |
| 4º |
A Comunicação com a Sociedade |
| 7º |
Infraestrutura Física |
| 9º |
As Políticas de Atendimento aos Estudantes |
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| Síntese dos Resultados 2014: |
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Informativo CPA - Nº 01/2014 (Formato: PDF - Tamanho: 1,20 MB) |
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| Boletins -
Informativo CPA - Nº 10 - Outubro 2014 |
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Autoavaliação Institucional - 2014
Metodologia: Aplicação de questionário on-line sobre as 10 dimensões para alunos, professores, coordenadores e funcionários.
Data da Realização: Maio e Junho
Público Envolvido: Corpo discente, Funcionário e Corpo Docente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
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| INDICADORES AVALIADOS: |
| 1º |
Missão Institucional |
| 2º |
O Ensino, a Pesquisa e a Extensão |
| 3º |
A Responsabilidade Social |
| 4º |
A Comunicação Social |
| 6º |
Organização e Gestão |
| 7º |
Infraestrutura Física |
| 8º |
Planejamento e Autoavaliação Institucional |
| 9º |
Atendimento aos Estudantes |
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| *Avaliada apenas pelos órgãos responsáveis pela gestão financeira da IES. |
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| Síntese dos Resultados: |
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| Boletins -
Informativo CPA - Nº 09 - Outubro 2013 |
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Autoavaliação Institucional - 2013
Metodologia: Aplicação de questionário on-line sobre as 10 dimensões para alunos, professores, coordenadores e funcionários.
Data da Realização: Maio e Junho
Público Envolvido: Corpo discente, Funcionário e Corpo Docente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
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| INDICADORES AVALIADOS: |
| 1º |
Missão Institucional |
| 2º |
O Ensino, a Pesquisa e a Extensão |
| 3º |
A Responsabilidade Social |
| 4º |
A Comunicação Social |
| 6º |
Organização e Gestão |
| 7º |
Infraestrutura Física |
| 8º |
Planejamento e Autoavaliação Institucional |
| 9º |
Atendimento aos Estudantes |
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| *Avaliada apenas pelos órgãos responsáveis pela gestão financeira da IES. |
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| Síntese dos Resultados: |
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| Boletins -
Informativo CPA - Nº 08 - Outubro 2012 |
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Autoavaliação Institucional - 2012
Metodologia: Aplicação de questionário on-line sobre as 10 dimensões para alunos, professores, coordenadores e funcionários.
Data da Realização: Maio e Junho
Público Envolvido: Corpo discente, Funcionário e Corpo Docente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
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| INDICADORES AVALIADOS: |
| 1º |
Missão Institucional |
| 2º |
O Ensino, a Pesquisa e a Extensão |
| 3º |
A Responsabilidade Social |
| 4º |
A Comunicação Social |
| 6º |
Organização e Gestão |
| 7º |
Infraestrutura Física |
| 8º |
Planejamento e Autoavaliação Institucional |
| 9º |
Atendimento aos Estudantes |
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| *Avaliada apenas pelos órgãos responsáveis pela gestão financeira da IES. |
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| Síntese dos Resultados: |
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| Boletins -
Informativo CPA - Nº 07 - Setembro 2011 |
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Autoavaliação Institucional - 2011
Metodologia: Questionário on-line de autoavaliação institucional
Data da Realização: Abril e Junho
Público Envolvido: Corpo discente, Funcionário e Corpo Docente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
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| INDICADORES AVALIADOS: |
| 1º |
A Missão Institucional |
| 2º |
O Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão |
| 3º |
A Responsabilidade Social da Instituição |
| 4º |
A Comunicação com a Sociedade |
| 5º |
As Políticas de Pessoal |
| 6º |
Organização e Gestão da Instituição |
| 7º |
Infraestrutura Física |
| 8º |
Planejamento e Avaliação Institucional |
| 9º |
Atendimento aos Estudantes |
| 10º |
Sustentabilidade Financeira* |
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| *Avaliada apenas pelos órgãos responsáveis pela gestão financeira da IES. |
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| Síntese dos Resultados: |
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| Boletins -
Informativo CPA - Nº 06 - Agosto 2010 |
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Autoavaliação Institucional - 2010
Metodologia: Questionário on-line de avaliação docente
Data da Realização: Maio e Junho
Público Envolvido: Corpo discente dos campi Volta Redonda, Barra do Piraí e Nova Iguaçu |
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| INDICADORES AVALIADOS: |
| 1º |
Apresentação do Planejamento da Disciplina |
| 2º |
Avaliação de Aprendizagem |
| 3º |
Grau de Exigência da Disciplina |
| 4º |
Domínio do Conteúdo e Segurança do Professor |
| 5º |
Habilidade de Estimular o Grupo |
| 6º |
Didática Utilizada |
| 7º |
Otimização do Tempo |
| 8º |
Planejamento das Aulas |
| 9º |
Pontualidade do Professor |
| 10º |
Relacionamento Professor/Aluno |
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| Síntese dos Resultados: |
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| Gráfico 01 |
Gráfico 02 |
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| CURSOS COM MAIOR PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO ON-LINE: |
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| Campus Barra do Piraí: Artes (100%); Licenciatura em Computação (94%); Ciências Contábeis (90%); Pedagogia (85%) e História ( 84%) |
| Campus Nova Iguaçu: Engenharia de Petróleo (100%) e Engenharia Civil (70%) |
| Campus Volta Redonda: (80%); Ciências Contábeis (70%); Direito (65%) e Matemática (66%) |
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POTENCIALIDADES DETECTADAS NO PROCESSO:
- A eficiente metodologia de acesso via internet possibilitando a agilidade na apuração dos resultados e na elaboração dos gráficos
- A integração de todos os cursos através da utilização de um modelo único de avaliação docente
- A participação expressiva de alguns cursos do Campus de Volta Redonda
- O envolvimento dos alunos dos Campi de Barra do Piraí e de Nova Iguaçu
- Possibilidades de criação de um perfil docente do UGB e de proposições de novas políticas educacionais e projetos voltados à melhoria do ensino na IES
FRAGILIDADES DETECTADAS NO PROCESSO:
- Pouco tempo para a sensibilização dos alunos sobre a avaliação docente
- Atitudes de resistência à participação por parte de algumas turmas por falhas no processo de conscientização da importância da autoavaliação institucional
- Dificuldades de conciliar a avaliação on-line com os horários de aula no turno noturnas e falhas de acesso interno por lentidão das máquinas dos laboratórios de informática
- Algumas críticas ao instrumento por não atender às especificidades de cada curso
AÇÕES PLANEJADAS:
- Avaliação contínua dos instrumentos de autoavaliação institucional, buscando constante aprimoramento
- Criação de estratégias que possibilitem maior envolvimento da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional
- Instituir este modelo de avaliação on-line introduzido pela CPA, como um procedimento padronizado da IES, aplicado semestralmente para todos os cursos, porém mantendo as avaliações específicas de cada curso
- Incentivar o debate entre o Coordenador e cada professor sobre os resultados da avaliação docente e a elaboração conjunta de propostas de melhoria daqueles aspectos julgados insatisfatórios
- Incentivar a divulgação dos resultados da avaliação junto aos alunos pelos Coordenadores, após análise e elaboração de proposições de intervenção naqueles aspectos que necessitam de aprimoramento
- Elaborar outros instrumentos de autoavaliação institucional e de curso on-line
RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DOCENTE ON-LINE:
- Destaques positivos: Domínio do Conteúdo, Relacionamento professor-aluno e Pontualidade
- Aspectos a serem aprimorados: Habilidade em estimular o grupo; Didática, Avaliação da Aprendizagem
- Ações corretivas: Promover cursos ou oficinas de capacitação docente voltados para os seguintes aspectos: motivação da aprendizagem, didática e avaliação da aprendizagem; prestar assessoria ou acompanhamento pedagógico aos coordenadores e professores através do GAP (Grupo de Apoio Pedagógico)
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| Arquivo para download |
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