Bibliotecas do UGB
 
     
     
 
 
Voltar Inicial
Infraestrutura
Infraestrutura
Biblioteca Online
Base de Dados
Bibliotecas Virtuais
Manual de Trabalhos
Regulamento Biblioteca
 
Biblioteca Virtual 3.0
 
Horário de
Funcionamento
 
Volta Redonda
2ª a 6ª: 7h às 22h
Sábado : 8h às 17h
 
Barra do Piraí
2ª a 6ª: 13h às 22h
Sábado : 8h às 12h
 
Nova Iguaçu
2ª a 6ª: 13h às 22h
Sábado : 8h às 12h
 
Política de Aquisição, Expansão, Atualização e Descarte
 
Atendendo à dinâmica do processo de produção do conhecimento, bem como as mudanças sociais que suscitam novas investigações as quais favorecem a construção de novos saberes e, priorizando o objetivo de viabilizar o acesso à informação de forma democrática e participativa nos diferentes suportes em que esta possa estar contida, a biblioteca se apresenta, enquanto instrumento fundamental para a Instituição, que possui política voltada para o ensino, pesquisa e extensão, tendo o claro objetivo de bem atender à demanda informacional de seus usuários (alunos, professores, funcionários e comunidade externa). Para tanto, a biblioteca traçou uma política de desenvolvimento da coleção que tem como norte atender de forma qualitativa e quantitativa, às necessidades dos cursos que nela são ministrados.

No que diz respeito à qualidade, a atualização do acervo baseia-se na proposta pedagógica, a fim de que o corpo docente e discente possa estar atualizado com os novos debates e temáticas que envolvam o curso. Com relação aos quantitativos, leva-se em consideração o que preconiza o ministério da educação, com relação as bibliografias básicas 3 títulos e complementares 5 títulos levando em conta a proporção entre alunos e número de exemplares. Para cumprir esta demanda ficou estabelecido no PDI uma dotação anual de 2,5% da receita. A solicitação de aquisição é feita pelos professores, via coordenação de curso.

A política de desenvolvimento do acervo é um processo racional e sistemático que engloba as atividades de seleção, aquisição e descarte, realizado com base em critérios pré-estabelecidos que implique na decisão sobre os materiais a adquirir ou manter na biblioteca.

a) Seleção - Na seleção é feita a avaliação do material, tendo em vista a analise da pertinência da obra para o acervo. Tal julgamento será realizado por especialista da área, junto com a bibliotecária e, então, será definido o destino da publicação, qual seja: manutenção no acervo, restauração, substituição (caso a obra esteja danificada) ou descarte contando com o apoio dos professores para esta finalidade.

b) Aquisição - Para que seja efetuada a aquisição são observadas possíveis lacunas existentes na coleção, seja por mudança na bibliografia pelo professor ou por desatualização a fim de promover sua complementação e atualização. Tal atualização e/ou complementação é realizada através de indicações bibliográficas sugeridas pelos professores ao coordenador de curso, as quais são encaminhadas para a biblioteca para que seja feito orçamento junto às editoras e distribuidoras, para posterior aquisição.

c) Descarte - S ão retiradas do acervo, obras danificadas, sem possibilidade de recuperação, irrelevante para o acervo, ou obras obsoletas. A política de desenvolvimento do acervo busca atender as demandas dos cursos, pois o resultado deste trabalho está diretamente relacionado à produção intelectual e a qualidade da informação que chega aos alunos. No processo de descarte os professores são requisitados para opinarem sobre a obra a ser retirada.
 
 
Subir
 
 
 
     
   
 
  Copyright © 2009 - Centro Universitário Geraldo Di Biase - 2009
Todos os direitos reservados
 
Conheça a Nova Mídia, clique aqui!!!