Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos à distância tem como objetivo geral, formar tecnólogos com visão estratégica em Recursos Humanos, capazes de aprimorar suas habilidades pessoais em comunicação, liderança e planejamento, por meio da aplicação de técnicas gerenciais eficientes e eficazes.  

Atuação

O campo de atuação de um profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UGB é bastante amplo. Ele é habilitado para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.  

Além disso, esse profissional pode atuar em outras funções, como a de promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias). Atua também em processos de elaboração de planejamento estratégico, de programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional. 

Diferenciais

Currículo com estreita articulação entre a formação teórica e prática. Corpo docente e tutores altamente capacitados. Material didático adequado às necessidades pedagógicas e acadêmicas do EAD, com a utilização de diferentes instrumentos e formatos que possibilitam a interatividade.

Recursos

Os acadêmicos do curso contam com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.  

Critérios de Avaliação

O desempenho acadêmico é avaliado considerando-se o exame presencial, com peso 6,0 (seis) e as atividades programadas à distância com peso 4,0 (quatro) em cada componente curricular . A média mínima exigida para a aprovação direta é igual ou superior a 7,0 (sete).

Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

Componente Curricular Carga Horária
APTA I – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem 80
Introdução à Informática 80
Português Instrumental 40
Psicologia e Comportamento Organizacional 80
Tecnologias e Técnicas em EAD 40
Teoria Geral da Administração 80
SUBTOTAL 400
Componente Curricular Carga Horária
Estatística Básica 80
Fundamentos e Tópicos do Trabalho e da Ordem Econômica 80
Mediação de Conflitos e Negociação 40
MTEP – Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 40
Recrutamento e Seleção 80
SUBTOTAL 320
Componente Curricular Carga Horária
Direito do Trabalho 80
Gestão de Projetos 80
Gestão de Pessoas 80
Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional 80
Teoria e Técnicas de Grupo 80
SUBTOTAL 400
Componente Curricular Carga Horária
Empreendedorismo 80
Administração de cargos, salários e benefícios 80
Planejamento Estratégico 80
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 80
SUBTOTAL 320
Componente Curricular Carga Horária
Avaliação do Desempenho de Pessoas 80
Gestão do Conhecimento 80
Trabalho de Conclusão de Curso 80
Estágio Curricular Supervisionado 100
Libras (Optativa) 40
SUBTOTAL 340
QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-Cultural 1680
Libras (Optativa) 40
Estágio Curricular Supervisionado 100
TOTAL GERAL 1820


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa.



Corpo docente e tutores

O corpo docente e de tutores é formado por professores doutores, mestres e especialistas com vasta experiência nas respectivas áreas de atuação e também em educação à distância.

Coordenação

Conceição Aparecida F. Lima Panizzi

Email: recursoshumanos@ugb.edu.br

Telefone: (24) 3345-1700