Objetivos

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no mercado desenvolvendo, mantendo ou prestando suporte para sistemas de informação (programas de computadores).

Atuação

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas de qualquer setor, participando de desenvolvimento de projetos, configuração, suporte e manutenção de sistemas de informação (programas de computadores). Além do mercado corporativo, este profissional pode atuar de maneira autônoma, prestando serviços de desenvolvimento, suporte e manutenção a partir de casa.

Diferenciais

Currículo com estreita articulação entre a formação teórica e prática. Corpo docente e tutores altamente capacitados. Material didático adequado às necessidades pedagógicas e acadêmicas do EAD, com a utilização de diferentes instrumentos e formatos que possibilitam a interatividade. O UGB oferece para TODOS os seus estudantes laboratórios para estudo e prática de atividades acadêmicas, além de uma biblioteca com um acervo rico e atualizado, disponível tanto fisicamente como por meio digital. Pensando sempre em proporcionar oportunidades iguais a todos os seus estudantes, a acessibilidade a qualquer setor da instituição pode ser observada e utilizada por todos aqueles que dela necessitarem. Com grande expertise na produção acadêmica, nos orgulhamos em incentivar e contribuir para que nossos estudantes desenvolvam e publiquem pesquisas científicas que agregam não só à sua carreira acadêmica, mas também permitem que cada um possa deixar seu legado para a nossa sociedade.

Recursos

Os acadêmicos do curso contam com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso. Tudo isso com acesso disponível a todos que necessitarem.

Critérios de Avaliação

O desempenho acadêmico é avaliado considerando-se o exame presencial, com peso 6,0 (seis) e as atividades programadas à distância com peso 4,0 (quatro) em cada componente curricular . A média mínima exigida para a aprovação direta é igual ou superior a 7,0 (sete).

Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

Componente Curricular Carga Horária
Algoritmos e Programação 80
Tecnologias e Técnicas em EAD (RH) 80
Português Instrumental 40
Estatística Básica (RH) 80
APTA 80
MTEP 40
Introdução a Informática 80
SUBTOTAL 480
Componente Curricular Carga Horária
Arquitetura de Sistemas 80
Modelagem e desenvolvimento de banco de dados 80
Fundamentos Computacionais 80
Raciocínio Lógico 80
Análise e Projeto de Sistemas 80
SUBTOTAL 400
Componente Curricular Carga Horária
Libras (Optativa) 40
Programação Orientada a Objetos 80
Programação e Banco de Dados 80
Engenharia de Software 80
Ferramentas de Desenvolvimento Web 80
Álgebra Linear 80
SUBTOTAL 400
Componente Curricular Carga Horária
Arquitetura de Computadores e Servidores 80
Administração de Banco de Dados 80
Sistemas Operacionais 80
Tecnologias de Comunicação e Informação 80
Gestão de Projetos 80
SUBTOTAL 400
Componente Curricular Carga Horária
TCC 80
Direito e ética na computação 80
Fundamentos de Segurança da Informação 80
Tecnologias de Comunicação e Informação 80
Empreendedorismo 80
Gestão da qualidade 80
SUBTOTAL 400
QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 2080 h
Estágio Curricular Supervisionado 100 h
Libras (Optativa) 40 h
TOTAL GERAL 2220 h


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa.



Corpo docente e tutores

O corpo docente e de tutores é formado por professores doutores, mestres e especialistas com vasta experiência nas respectivas áreas de atuação e também em educação à distância

Coordenação

Email:

Telefone: (24) 3345-1700